Verão sem festas, feiras populares e marchas

Estão canceladas todas as festas e feiras populares, marchas e todas as atividades inerentes a estes eventos para o Verão de 2020. Algumas festas e celebrações já foram adiadas para o próximo ano, como é o caso das Marchas de Lisboa e das Festas de São João no Porto

Fonte da imagem: Visão

Arraiais proibidos, mas convívios em esplanadas não

Os arraiais estão proibidos, como esclareceu a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas. O que está permitido é o uso de estabelecimentos comerciais para festividades e convívios, desde que se cumpram todas as regras, de modo a evitar a propagação do vírus.

Romaria da Senhora d’Agonia, em Viana do Castelo em formato virtual

Por exemplo, as festas da Senhora d’Agonia, no distrito de Viana do Castelo vão ser celebradas de forma virtual. Trata-se da primeira vez em 248 anos de história que as festas não se vão realizar na rua.

Contudo, abre-se uma exceção para o dia 20 de Agosto, dedicado à padroeira dos homens do mar, na igreja de Nossa Senhora d’Agonia, que será celebrado presencialmente, mas com limitações a definir pelas entidades responsáveis, nomeadamente a Direção Geral de saúde e a Conferência Episcopal Portuguesa.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo explicou à Agência Lusa que “vai manter-se o centro da festa que é o dia dedicado a Nossa Senhora d’Agonia, com uma celebração litúrgica no santuário, de forma presencial, com o número de pessoas que forem definidas, no final do mês de maio

Todas as outras cerimónias da edição de 2020, entre 19 e 23 de agosto, vão ser celebradas através da rádio, da televisão e de meios audiovisuais e tecnológicos.

Fontes: TSF, Expresso, Notícias ao Minuto e Viana Festas

Atualizado a 12.06.2020